Blog

GMAT: Truques e Dicas para Estudar

Artigo Publicado por The Lisbon MBA on 17 Oct, 2019 11:24 am

A mera ideia de ter de realizar o GMAT – General Management Admissions Test , basta para criar ansiedade na maioria das pessoas/potenciais estudantes de um programa executivo. No entanto, saiba que os resultados médios no GMAT têm subido, com as escolas de negócios de topo anunciando médias de entrada mais elevadas que nunca. Aparte a adição da secção de raciocínio integrado em 2012, o Graduate Management Admission Council (GMAC – a organização que gere o GMAT) não mudou o teste desde a sua criação na década de 1950.
Então, por que sobem as pontuações? Porque as pessoas estão a estudar melhor.

A enorme quantidade de recursos atualmente disponíveis aos que fazem o teste permite-lhes ambicionar a notas mais elevadas – se souberem usá-los. Aqui ficam algumas truques e dicas para ajudá-lo a integrar o grupo dos que obtêm 700 pontos ou mais.

DEFINA UM OBJECTIVO PARA O SEU GMAT

Se planeia fazer o GMAT, deve ter já uma ou mais escolas de negócios e programas executivos em vista. Verifique os requisitos de entrada de cada um, incluindo a pontuação mínima aceite (o intervalo de pontuação vai de 200 a 800). Não se esqueça de explorar opções de bolsa de estudo, dado que pontuações mais elevadas no GMAT podem abrir portas a uma bolsa de mérito. Determine objetivamente a sua disponibilidade de tempo e recursos para se preparar para o exame. Defina, enfim, a sua meta pessoal. O facto de ter uma determinada pontuação para comparar os resultados que vai obtendo enquanto estuda mantê-lo-á motivado e ajudá-lo-á a ajustar métodos e tempo de estudo durante a preparação para o teste.

PREPARE-SE PARA ESTUDAR MUITO

É impossível “decorar e marrar” para o GMAT. O teste foi estruturado para desafiar a sua capacidade de trabalhar simultaneamente com problemas, soluções e padrões conhecidos – e pensar de forma original. Precisará de longas horas de estudo e prática, portanto certifique-se de que estabelece horários específicos na sua agenda para se preparar. Defina o seu período de tempo de estudo ideal, porque cada pessoa é diferente. Dito isto, para aqueles que tiveram matemática durante o ensino secundário e estão confortáveis com números, 2 meses de prática contínua (trabalhando a tempo inteiro) é geralmente suficiente para atingir uma nota média (cerca de 600 pontos). Para obter resultados melhores, precisará de mais tempo. É extremamente importante seguir um plano de estudo com disciplina, praticando todos os dias. É esse o verdadeiro “segredo” para o sucesso!

RECOLHA OS SEUS MATERIAIS DE ESTUDO DE UMA SÓ VEZ

Há literalmente milhares de livros, artigos, simuladores e exercícios disponíveis online para se preparar para o GMAT. Antes de iniciar a sua pesquisa, fale com amigos e conhecidos e peça-lhes conselhos. Recolha informação sobre aquilo que tenha funcionado para eles e para outros que tenham feito o teste. Uma vez assumida a escolha de um conjunto de materiais, cumpra-la. Caso contrário, arrisca-se a gastar mais tempo à procura de materiais do que a usá-los realmente. As nossas recomendações:

Se aponta para uma pontuação superior a 700, some à sua pilha o livro Kaplan GMAT 800 para estudantes avançados.

NÃO NEGLIGENCIE O SEU LADO EMOCIONAL

Preparação intelectual e académica sem resiliência conduz a maus resultados. Lembre-se de que no dia do teste estará cercado por estudantes nervosos, muitos dos quais provavelmente sentindo que o seu futuro dependerá da respectiva performance no exame. As suas próprias candidaturas dependerão da sua pontuação. Assim, não subestime a sua preparação emocional e lembre-se de que é apenas um exame: já fez dezenas de exames ao longo de sua vida!
Além disso, pode sempre cancelá-lo e fazê-lo novamente no espaço de 16 dias ou mais.

NÃO SE PREPARE SOZINHO

Mesmo que decida não fazer um curso preparatório ou ter explicações individuais, é provável que uns milhares de pessoas que fizeram ou farão o GMAT estejam por perto. Estudar com outros possibilita o acesso a materiais adicionais e, mais importante que isso, pode funcionar como um incentivo para manter a sua disciplina de estudo e motivação. Pode ainda integrar um fórum online. Se assistir a qualquer um dos eventos da sua escola-alvo, provavelmente conhecerá vários futuros colegas que também se preparam para o GMAT. Inicie a sua rede de contactos ainda antes de começar o seu MBA!

REPLIQUE O AMBIENTE DO DIA DO GMAT ENQUANTO ESTUDA

Um relógio e tampões para os ouvidos são essenciais durante a sua preparação para o GMAT. Manter o controlo do tempo é uma das tarefas mais difíceis de levar a cabo durante o teste, portanto use um relógio desde o primeiro dia de estudo. Uma atmosfera silenciosa evitará distracções desnecessárias e mantê-lo-á focado no seu trabalho. Certifique-se sempre de que aqueles ao seu redor sabem que está a estudar e evitem interrompê-lo.

ENCONTRE OS SEUS PONTOS FORTES E FRACOS

Alcançado um estágio mais avançado no seu estudo, é crucial identificar os seus pontos fortes e fracos. Obtém resultados melhores na secção verbal ou quantitativa? Como lida com o raciocínio integrado? Decida se quer obter uma boa média em todas as seções ou investir naquilo em que é aparentemente melhor, organizando o seu estudo em conformidade.

FAÇA UMA PAUSA ANTES DO EXAME

O cérebro precisa de algum tempo para processar tudo o que aprendeu e praticou antes do exame, portanto saia ou faça algo que de que goste na véspera do GMAT. Terá trabalhado muito por muito tempo, e merece uma pausa. Garantir que obtém suficientes horas de sono na noite antes do exame e de que acorda a horas de chegar ao local do exame meia hora antes de começar é fundamental. Desta forma, a sua mente pode adaptar-se ao ambiente do GMAT e activar os seus conhecimentos e raciocínio.

Boa sorte! Para obter informações adicionais sobre este tópico, entre em contacto com os nossos consultores de MBA.