Blog

MBA e Pós-Graduação: Conheça as Diferenças

Artigo Publicado por The Lisbon MBA on 17 Oct, 2019 11:24 am

A maioria dos países define um conjunto de critérios que um curso ou diploma deve respeitar para ser reconhecido pelos respetivos Conselhos de Educação, valorizando diferentes designações. No entanto, diferentes realidades e tradições académicas geram alguma confusão; a terminologia que usamos como referência a cursos académicos normalmente significa coisas diferentes além-fronteiras. “Pós-graduação” é um dos termos mais confusos e o seu significado varia consideravelmente por todo o mundo. A única coisa que todos os países requerem para que um estudante obtenha um certificado de pós-graduação é que ele ou ela já tenha completado uma Licenciatura. Outro ponto de convergência é que a palavra “pós-graduação” em si não equivale necessariamente a um curso académico. Em determinados países, o termo “pós-graduação” é comummente utilizado para fazer referência a quaisquer estudos posteriores. Neste cenário, um Mestrado é uma pós-graduação. Mas um curso de pós-graduação é, por natureza, uma realidade híbrida: de facto, os estudantes recebem um diploma que atesta que frequentaram um curso de pós-graduação, mas não recebem um novo grau académico.

Compreender os cursos de pós-graduação

O Reino Unido e as suas ex-colónias têm tendência para associar cursos de “pós-graduação” com o exercício de certas profissões (em Direito, Ciências e Engenharia, por exemplo). Dentro da União Europeia, países que ofereçam cursos de pós-graduação emitem diplomas que mencionam especificamente o número de ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) que cada curso contém. O objetivo é transmitir o esforço e investimento feito pelo estudante, uma vez que os cursos de pós-graduação variam consideravelmente em termos de horário, domínios abrangidos, tipos de instituições de ensino, faculdades e requisitos de entrada.

Em Portugal, um diploma de pós-graduação pode ser legalmente concedido a estudantes nas seguintes situações:

  • Conclusão de um curso avançado, normalmente de âmbito restrito (até 30 ECTS);
  • Conclusão do primeiro ano de um programa de Mestrado reconhecido (60 ECTS).

Confusão entre MBAs e Pós-Graduações e subsequente regulação

No início dos anos 70, tornou-se óbvio que a democratização da educação e o crescimento da mobilidade dos trabalhadores promovida pela globalização, requeria um esquema que permitisse comparar os níveis e sistemas de educação entre países. A UNESCO, organismo das Nações Unidas responsável pela educação e cultura, lançou a Classificação Internacional Tipo da Educação (ISED) em 1976. Certificados de pós-graduação e diplomas são avaliados 7 numa escala de 1-8, tal como os cursos de Mestrado.

No entanto, apesar de serem equivalentes na escala ISED (MBAs são cursos de Mestrado), um MBA tem características muito específicas. Os MBAs são reconhecidos a nível nacional como Cursos de Mestrado. No entanto, esforços significativos feitos a nível internacional na última década, ajudaram a definir os MBAs como uma forma particular de Curso de Mestrado. A Associação de MBAs (AMBA), fundada em 1967, é a entidade mais importante de acreditação de mestrados a nível global.

Diferenciação de um MBA

A AMBA estabelece que um MBA é um programa de Mestrado oferecido por uma instituição de educação superior reconhecida e independente que:

  • Providencia uma educação de negócios integrada de um ponto de vista internacional;
  • Dura o equivalente a um ano de estudo a tempo inteiro ou a dois anos a tempo parcial; é ensinado por um corpo docente com um registo comprovado de excelência académica, maioritariamente com um Doutoramento ou Mestrado;
  • Reúne um grupo variado de um mínimo de 20 estudantes com experiência de trabalho relevante;
  • Explora “competências essenciais de negócios” (AMBA), tais como marketing, o ambiente económico e legal de um negócio, métodos quantitativos e de contabilidade financeira, finanças, teoria de organização, competências interpessoais, tecnologia de informação, risco, ética, RSE, empreendedorismo e processos e práticas de gestão;
  • Combina conceito/teoria e prática, com um enfoque particular em trabalhos de grupo e exposição ao mercado;
  • Tem os recursos necessários para promover a carreira dos estudantes e uma vida de aprendizagem e networking.

Especificamente, um MBA procura desenvolver as soft skills dos estudantes (competências de comunicação, apresentação, gestão do tempo, relações interculturais, etc.) a fim de assegurar o seu sucesso enquanto futuros líderes no mundo dos negócios. Esta atenção ao desenvolvimento pessoal é rara nos cursos de pós-graduação, que se concentram em dotar os estudantes de “ferramentas” e abordam as temáticas de uma perspetiva instrumental.

Um estudante de MBA bem-sucedido é reconhecido não só pela obtenção de um diploma de Mestrado, mas também por um Certificado Profissional.

Para informação adicional sobre este tema, por favor contacte os nossos consultores de MBA.